quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Laser Graffiti

Um dia desses voltando da faculdade, quando virei a esquina de casa, fiquei maravilhada com algo que eu nunca tinha visto, apenas ouvido falar, o Laser Graffiti. Lá estavam três grafiteiros pintando o prédio ao lado do Mc Donald's cuja parede se via por cima do Mc Donald's. Pintavam frases de protesto, de amor, de críticas, símbolos, enfim tudo. Todo mundo que passava parava para ver e eu também. Fiquei alguns minutos parada olhando e pensando, que toda a cidade poderia estar ali vendo também.
Conversei com um deles, e ele me disse que fariam uma exposição das fotos das pinturas que fizeram em várias cidades do mundo todo, na Casa do Baile por aqueles dias. Mas eu tinha aula na faculdade, não tive como ir.
O graffiti é uma arte, sim é indiscutível. O graffiti é uma intervenção urbana, sim também é indiscutível. O Laser Graffiti também, mas infelizmente menos acessível.
Sou extremamente favorável da arte como intervenção urbana. Além de melhorar a cidade, despertar a curiosidade e o pensamento da população é uma forma comprovadamente eficaz de integração social, como já visto em vários projetos pelo país.
Cada vez que paro para pensar em arte, integração, intervenção, acende aquela lâmpada de idéia nova na minha cabeça, acende a vontade de fazer pelo social e pelo urbano, dá vontade de largar tudo, mobilizar uma galera e colocar minhas idéias pra frente, pena que ainda me falte coragem.
As cidades e a própria população merecem que tudo isso seja concreto, organizado e melhor, mas nem tudo é como gostaríamos. Não vou entrar nessa discução frustrante.
Prontofalei.
Se alguém que pensa como eu quiser me dar algum empurrãozinho qualquer hora, talvez eu tome coragem de por tudo que penso em prática. Por enquanto o melhor que consigo fazer é escrever este blog.
Aqui está o endereço eltrônico do Graffiti Research Lab pra quem se interessar:
http://www.graffitiresearchlab.com.br/blog/
Beijocas!

3 comentários:

  1. Liine..tá lindo o seu blog..
    Eu (isabela, sua prima) adorei, e a minha mãe tbm! Vc tah de parabéns!! :D
    beiijos, e continue sendo essa pessoa maravilhosa q vc é..amei o blog!
    bjo da tia claudia, e familia!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto!!!
    O direito de expressão é uma coisa que deveria ser mais respeitada, mais porém no Brasil infelismente não é possível termos esse tal "respeito".
    Continue escrevendo, com esse blog é uma grande forma de você se expressar.

    Boa sorte!!
    grande beijo!!

    Wesley Oliveira

    ResponderExcluir
  3. oi Aline....muito interessante o laser grafite, ja tinha visto uma vez na televisão...
    As Idéias que nos rouba o tempo e que nos traz animação e euforia devem ser pensadas, escritas para que possamos em uma outra ocasião pensá-las novamente. Estou fazendo uns trabalhos em aerografia nos muros de piumhi, fizemos, Eu e Henrique, a praça Padre Alberico de 1950... o pessoal mais velho de piumhi ficou muito feliz com o trabalho... agora está aparecendo varios trabalhos pra fazer,,,estou com muitas idéias e gostaria que vc visitasse em meu orkut, o album aerografia,,,para me ajudar,,,o que fazer, em escolas, creches e muros de piumhi para ajudar nessa intervenção urbana ,,,,grande beijo.....Lucas Pazollini

    ResponderExcluir