segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Edifício Niemeyer

Nesta 1º postagem venho cumprimentar todos aqueles que compartilham comigo o interesse pelo mundo, e claro pela arquitetura e como primeiro assunto venho falar-lhes o porque da imagem do Cidades Invisíveis ser a vista da janela do Edifício Niemeyer.
Nasci no interior de Minas, em Piumhi, creio eu que pouquíssimos já ouviram falar, mas saí de lá para vir fazer arquitetura em Bh, e como boa interiorana não conhecia praticamente nada da capital. Na faculdade, em um dos primeiros trabalhos que fiz, a primeira obra arquitetônica de peso da cidade que me foi apresentada foi o Edifício Niemeyer, localizado na Praça da Liberdade, e foi quando descobri o quanto as cidades têm a oferecer a seus habitantes. O Edifício Niemeyer é um exemplo de arquitetura moderna de Belo Horizonte. Foi projetado por Niemeyer, que representou nas curvas e sinuosidades, as montanhas mineiras. O arquiteto também se vale de um artifício barroco bem declarado, o ilusionismo. O prédio residencial, dá a impressão de ter mais andares do que realmente tem.
Descobri ao ser apresentada a ele que construir é representar, representar qualquer coisa, desde sentimentos a idéias, e que não só em edifícios famosos como este, mas em minimalidades como um projeto de ocupação de lotes vagos aqui em Belo Horizonte que conheci, há valores que passam despercebidos, há uma outra cidade que não se enxerga, o que chamo Cidades Invisíveis.
Então a foto é uma homenagem de minha parte para a primeira oportunidade de ampliar meus horizontes que tive, a primeira vez que "olhei o mundo com um outro olhar".
Espero que gostem das minhas idéias! Beijinhos!
Aline

Um comentário:

  1. O Edifício Niemeyer foi um marco na arquitetura Belo Horizontina. Com traçados sinuosos,este prédio encanta qualquer arquiteto e engenheiro. O maior desafio realizado foi pelo Engs. projetistas, que calcularam uma estrutura bastante resistente a fim de se ter equilibrio, dificultado pela curvas de tal obra. Por este motivo, tem-se a ilusão de que o prédio possui uma quantidade maior de andares que a real.

    Murilo Barbosa"
    Estudante de Eng. Civil UFMG

    ResponderExcluir