quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sustentabilidade e Ecologia Urbana.

Coloco aqui duas definições que acredito que qualquer pessoa interessada em arquitetura e urbanismo e nas cidades em geral deve ter em mente, que é a Sustentabilidade e a Ecologia Urbana. Você realmente sabe o que é isso?
Pretendo discutir atitudes e um leque de assuntos que merecem ser discutidos acerca dessas definições nos meus próximos posts. Ando meio sem tempo para escrever, mas em duas semanas mais ou menos meus horários estarão organizados e terei tempo de me dedicar ao blog como gostaria. Enquanto isso espero despertar em vocês leitores curiosidade e idéias.
Pense! Pense até onde esses dois conceitos podem fazer parte da sua vida!

Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Em outras palavras, representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Ecologia urbana, um campo da ecologia, é uma nova área de estudos ambientais que procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas. Ela lida com as interações de plantas, animais e de seres humanos em áreas urbanas. Ecologistas urbanos estudam árvores, rios, vida selvagem e áreas livres encontrados nas cidades para entender até que ponto esses recursos são afetados pela poluição, urbanização e outras formas de pressão.
Estudos em ecologia urbana podem ajudar as pessoas a verem as cidades como parte de um ecossistema vivo.
Podemos notar claramente, que o meio ambiente foi alterado de forma radical e devido a isto esta área da Ecologia adquiriu uma importância tão grande que a fez torna-la essencial. Nascentes de água e reservas subterrâneas foram infectadas ou extinguidas através da ocupação humana descontrolada. Essa dura realidade se mostra clara quando vemos as grandes cidades com altos índices de poluição ambiental gerada após anos de descaso e só agora estamos sentindo o quanto fomos irresponsáveis ao consumirmos irracionalmente o nosso planeta.
Aplicar políticas que visem criar a conscientização das pessoas e a introdução da cultura de sustentabilidade e ecologia urbana nas populações de todas as faixas sociais é fundamental para garantir uma melhor condição de vida para todos e dar a oportunidade de aprenderem que a utilização de meios sustentáveis pode ser muito mais do que meramente agir ecologicamente de forma correta.

Até Breve.
Beijinhos!!!

Praça Padre Alberico recebe pintura.


Gostaria de parabenizar meu amigo Lucas pela iniciativa de aerografar este muro na Praça Padre Alberico em Piumhi! Os piumhienses merecem um pouco de arte, um pouco de história e um pouco de memória também!